Mentorias: Como Inovar + Autodesenvolvimento + Cultura de Inovação
Tipos de Inovação
Existem vários tipos de inovação e classificações relacionadas a sua abrangência, impacto e aplicação. Empresas e projetos de sucesso, contam com uma cultura focada em evolução de seus processos, conseguindo inovar e estar à frente dos concorrentes. Uma verdadeira inovação muda o curso do modelo de negócios, como exemplo o forno micro-ondas, o fax, a lâmpada elétrica, o telefone, entre muitas transformações que vivenciamos no mercado de telecomunicações, eletricidade e em nossas casas.
Dentro de uma organização a inovação pode acontecer em qualquer contexto e em diferentes dimensões. A seguir os tipos de inovação mais comuns de se encontrar.
1 – Inovação em modelo de negócio
2 – Inovação de processo.
3 – Inovação organizacional.
4 – Inovação em marketing.
5 – Inovação em produto.
6 – Inovação em serviços.
7 – Inovação incremental.
8 – Inovação radical.
Onde inovar depende do contexto e momento de cada empresa. Os mais utilizados em indústrias e grandes corporações estão descritos abaixo.
INCREMENTAL/CORE/SUSTENTAÇÃO
Reflete as melhorias contínuas em processos, produtos e/ou serviços existentes.
Geram mais competitividade e tem efeito substitutivo
RADICAL/ADJACENTE/EFICIÊNCIA
Representa a introdução de novos produtos, processos e/ou serviços em mercados existentes.
Aumentam a produtividade (geralmente inovações de processos) • liberam o fluxo de caixa através da redução de custos • tendem a eliminar mais do que gerar novos postos de trabalho
DISRUPTIVA/TRANFORMACIONAL/CRIADORAS DE MERCADO
Traz um novo paradigma ao segmento de mercado. Modifica o modelo de negócios vigente mudando a forma que o produto ou serviço é consumido. Criam mercados que servem pessoas para as quais não existem produtos ou os existentes não são acessíveis ou muito caros. Criam infraestrutura e novos postos de trabalho.
Quanto maior a ousadia da inovação, maior o lucro. Mas inovação e lucro dependem da necessidade do mercado, do tipo de inovação a ser introduzida, do risco calculado que o empresário está disposto a assumir e da disponibilidade financeira da empresa naquele momento.Um bom exemplo é o iFood. O aplicativo é considerado uma das maiores empresas do setor alimentício, sem possuir nenhum restaurante. Ao criar uma forma de entregar comidas, a empresa transformou a relação entre consumidores e restaurantes também.
Autora: Rita Gabriela de Rezende Oliveira
#autodesenvovimentohumano #autoconhecimento #inovação #criatividade #mentoria #coaching #voceinova #empoderamentofeminino #empoderamento #educação #capaciataçãoonline #capacitação #curso #ensino #tipodeinovação